Mídias

Transferência de Veículo via On-line já esta em funcionamento!

05 de março de 2022 às 19:49 | Por Cooperseguro
Transferência de veículo online já é realidade. Veja como fazer pelo APP!  Processo pode ser feito pelo celular e não é mais necessário ir á cartório.
Transferência de veículo online já é realidade. Veja como fazer pelo APP! Processo pode ser feito pelo celular e não é mais necessário ir á cartório.

Transferência de Veículo via On-line Descomplicado.

Transferência de veículo online já é realidade. Veja como fazer pelo app
Transferir a documentação do carro nunca foi tão simples. Processo pode ser feito pelo celular e não é mais necessário reconhecer firma em cartório.

O processo de transferência de veículo poderá ser feito totalmente online de pessoa física para pessoa física, conforme informou o Ministério da Economia na última terça-feira (15).

A partir de março, poderão ser transferidos digitalmente, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, todos os carros registrados a partir do dia 4 de janeiro de 2021.

A Assinatura Eletrônica Avançada havia sido disponibilizada em setembro de 2021, mas era liberada apenas para as vendas de veículos feitas por pessoas físicas a estabelecimentos integrados ao Renave.

Depois da CNH digital e do CRLV-e (Registro de Veículo) eletrônico, já estava na hora de acabar com a burocracia de reconhecer firma ou ir até o Detran (Departamento de Trânsito) para realizar uma transferência veicular.

Com a assinatura digital disponibilizada no aplicativo, será possível fazer a transferência do veículo gratuitamente e no próprio celular. Pré-requisitos para a transferência online.
O processo todo é bem simplificado, mas ligeiramente diferente para pessoa física e pessoa jurídica.

Antes de qualquer coisa, o comprador e o vendedor devem ter o login na plataforma gov.br qualificado como Prata ou Ouro. Saiba como obtê-lo no site do Ministério da Fazenda.

Como transferir o veículo digital pelo APP – Pessoa Física
Passo 1 – Login: crie seu cadastro no site do Governo Federal e faça as validações para obter o login Prata ou Ouro.

Passo 2 – Instale o aplicativo: comprador e vendedor devem realizar o cadastro no aplicativo Carteira Digital de Trânsito para utilizarem a assinatura eletrônica.

Passo 3 – Transferência de veículo: o vendedor deve clicar em transferência do veículo e informar o CPF do comprador.

Passo 4 – Assinatura digital: para dispensar o reconhecimento de firma em cartório, o vendedor deve assinar eletronicamente a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).

Passo 5 – Conclusão: o comprador irá receber a notificação no aplicativo e deverá repetir o processo, em seguida a autorização será enviada automaticamente para o site do Governo Federal.

Passo 6 – Vistoria: por último, basta levar o veículo para realizar a vistoria no Detran local para a transferência ser efetivada.

Então com facilidade e gratuitamente você realiza o procedimento da transferência.

FONTE:  www.gov.br

Categorias
Tags
Cooperseguro
Cooperseguro é uma ASSOCIAÇÃO de proteção e auxílio mútuo para proprietários de automóveis (Carro ou Moto), é também uma associação privada...
Av. Miguel Rosa, 3755 - Piçarra, Teresina - PI, CEP: 64014-130
(86) 3222-0682
administrativo@cooperseguro.com.br financeiro@cooperseguro.com.br comercial@cooperseguro.com.br

Fale Conosco